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Graduação em Enfermagem

Duração: 08 semestres

O Curso de Graduação em Enfermagem da FACENE foi concebido com o compromisso de propiciar uma formação generalista que atenda às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), e que assegure, prioritariamente, a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado à população do município de João Pessoa, sem, contudo, perder a perspectiva regional, estadual e nacional.

Nesse sentido, a formação acadêmica proposta busca qualificar enfermeiros (as) frente aos princípios, diretrizes e práticas do Sistema Único de Saúde, por meio da compreensão das relações de trabalho em saúde e sociedade, visando o aprimoramento da dinâmica de gestão, a qualificação dos processos de cuidar e a proposição de projetos de intervenção a partir do reconhecimento de diferentes demandas, sustentados por evidências científicas.

Com o pensar voltado para a formação prospectiva, antecipando os desafios que aguardam os egressos no futuro que ainda não se conhece o contorno, busca-se uma aprendizagem ativa e problematizadora, que considere em primeiro plano a realidade social, cultural e epidemiológica do município de João Pessoa, voltada para autonomia intelectual, apoiada em formas criativas e estimulantes para o processo de ensino-aprendizagem, formando profissional Enfermeiro(a) comprometido(a) com a curiosidade epistemológica e com a resolução de problemas da realidade cotidiana.

COORDENADOR(A) DO CURSO

A Coordenação do Curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) é liderada pela Professora Cláudia Germana Virgínio de Souto, que possui uma sólida formação acadêmica e experiência profissional. Completou o Mestrado em Saúde da Família em 2019, no Programa de Pós-Graduação da FACENE, e é especialista em Metodologia do Ensino Superior desde 2008. Sua formação inicial inclui o Bacharelado em Enfermagem, obtido em 2003 na Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat.

A atuação da Professora Cláudia Germana Virgínio de Souto na coordenação do curso é marcada por um compromisso com a excelência pedagógica e a implementação de práticas inovadoras que visam a qualificação dos futuros profissionais de enfermagem. Sua liderança é fundamental para a organização e supervisão das ações pedagógicas, garantindo que o currículo esteja alinhado com as necessidades do mercado e as exigências da profissão.

Além de sua função como Coordenadora do Curso de Enfermagem, a Professora Cláudia Germana Virgínio de Souto também exerce o papel de Coordenadora de Estágios na FACENE, onde supervisiona a formação prática dos alunos, essencial para a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Sua participação como membro do Colegiado do Curso de Enfermagem e como Secretária dos Colegiados de Cursos e Núcleos Docente Estruturantes de diversas áreas, demonstra sua versatilidade e comprometimento com a educação superior.

A Professora Cláudia também contribui para a pesquisa acadêmica, atuando na Linha de Pesquisa de Cuidados com Adultos e participando do projeto intitulado “Saúde, Sexualidade, Gênero: tecnologia da comunicação”. Este projeto está inserido nas linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Saúde da Família da FACENE, refletindo sua dedicação à investigação e à promoção de práticas de saúde que considerem as dimensões sociais e culturais.

Em suma, o trabalho da Professora Cláudia Germana Virgínio de Souto na coordenação do Curso de Enfermagem é essencial para a formação de profissionais qualificados e inovadores, que estão preparados para enfrentar os desafios da enfermagem contemporânea. Sua liderança e comprometimento com a educação e a pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento de práticas exitosas no âmbito do curso de enfermagem.

 

Prof. Cláudia Germana Virgínio de Souto Lattes: http://lattes.cnpq.br/2545531393772899

Telefone: (83) 2106-4787

E-mail: claudia@facene.com.br

 

DIFERENCIAIS NO CURSO

  • Infraestrutura avançada do seu Centro de Ensino Superior, planejado para oferecer condições de excelência aos alunos do Curso, possibilitando a formação de profissionais de alta performance;
  • Laboratórios de práticas equipados com recursos tecnológicos ideais ao aprendizado, inclusive com manequins e equipamentos modernos, adequados às simulações clínicas;
  • Projeto Pedagógico de Curso abrangente, com abordagem das múltiplas áreas de atuação profissional, implementado em quatro anos (ou oito semestres) e desenvolvido a partir de estratégias pedagógicas ativas, multi e transdisciplinares;
  • Corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, com larga experiência profissional;
  • Oportunidade de participação de atividades práticas e integrativas, com vivência dos cenários de práticas assistenciais desde o primeiro semestre do curso;
  • Ouvidoria institucional exercida por docente com larga experiência profissional e de ensino, de modo dinâmico, acessível e proativo, articulando como elemento estratégico a comunicação entre os atores da comunidade acadêmica (alunos, docentes, funcionários e gestores), objetivando a defesa dos seus direitos individuais e coletivos, promovendo o exercício da cidadania;
  • Biblioteca institucional atualizada e compatível a todas as necessidades dos alunos e docentes. Disponibilidade de bibliotecárias para orientação aos alunos;
  • Acesso ao site institucional ACADWEB, internet 24 horas gratuita na IES, ao ambiente virtual de aprendizagem institucional;
  • Apoio didático-pedagógico ao aluno e aos docentes oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Capacitação Docente-NAP, constituído por educadores das áreas temáticas do curso;
  • Incentivo e fortalecimento da relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas-NUPEA, que estimula a produção de trabalhos científicos desde o início do curso;
  • Periódico científico – Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – acessível a alunos e docentes do curso;
  • Comitê de Ética institucional autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa-CONEP/Conselho Nacional de Saúde-CNS/Ministério da Saúde;
  • Realização de estratégias de atualização permanentes, com implementação de palestras educativas, cursos, seminários, simpósios e congressos direcionados a temas científicos e multidisciplinares, acessíveis a todos os atores acadêmicos, conforme planejamento específico.

CLÍNICA ESCOLA DE ENFERMAGEM

INFRAESTRUTURA

ATOS REGULATÓRIOS

  • Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 820, de 30 de dezembro de 2014, publicada no Diário Oficial de 02 de janeiro de 2015. Arquivo
  • Portaria de Renovação de Reconhecimento n° 110, 04 de fevereiro de 2021 – Arquivo

ENCARGOS REFERENTES ÀS TAXAS E MENSALIDADES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO SEMESTRES DE 2025

R$ 1.757,75 (um mil, setecentos e cinquenta e sete reais e setenta e cinco centavos).

FORMAS DE REAJUSTE DOS ENCARGOS FINANCEIROS

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • Índice inflacionário;
  • Investimentos-reagente anual.

DOCUMENTOS

 

 

Ingresso: Acesse aqui e realize sua prova on-line.