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Mestrado

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO CURSO

A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, de fins lucrativos, mantida pela Escola de Enfermagem Nova Esperança Ltda., credenciada mediante a Portaria nº 1374, do Ministério da Educação, em 04 de julho de 2001. Possui como missão contribuir para o desenvolvimento regional do setor saúde, participando da formação de profissionais competentes, éticos, capazes de intervir na e para a comunidade, comprometidos com as demandas locais e necessidades sociais. O compromisso institucional se expressa em propostas que visam à progressiva integração da FACENE com a comunidade e ampliação da oferta de cursos através da realização de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, que ofereçam oportunidades de desenvolvimento socioeconômico, artístico, cultural, científico e tecnológico ao Estado da Paraíba e região.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 08/11/2014 com conceito 3, o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família foi pensado de modo dialógico, interdisciplinar e criativo, o que possibilitou certa flexibilidade e transversalidade sobre os diversos recortes dos objetos de estudo, servindo de dispositivo de integração e articulação entre as linhas e grupos de pesquisa, agregando doutores de diversas áreas da saúde e humanidades.

Destaca-se que a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa do Curso foram estruturadas considerando a experiência prévia dos docentes envolvidos e a articulação dos grupos aos projetos de pesquisa e extensão. Na área da pesquisa, o corpo docente concentra a execução de projetos voltados para a gestão do cuidado na atenção básica, predominantemente associado ao manejo das condições crônicas e utilização de tecnologias para aprimoramento da prática do cuidado em saúde.

Numa perspectiva integradora de ensino, o corpo docente vem desenvolvendo de modo articulado e planejado a educação superior, promovendo a formação e o aperfeiçoamento acadêmico, científico e tecnológico dos recursos humanos, assumindo a defesa da indissociabilidade entre a pesquisa, a extensão, o serviço e a comunidade de forma criativa e inovadora, e vem implementado no projeto pedagógico da graduação esses pressupostos, que por certo trarão repercussões relevantes para a pós-graduação e para o modo de produzir conhecimento científico ou tecnológico avançado.

Em consonância com as demandas sociais presentes e características singulares das condições de saúde dos indivíduos e famílias, em especial da região Nordeste, o Curso de Metrado Profissional em Saúde da Família traduz-se como possibilidade de contribuir em direção à formação de mestres, qualificando profissionais da área da saúde para a produção do conhecimento, com vistas à promoção de um cuidado inovador, criativo, que atenda às necessidades de saúde da população.

Assinala-se que a proposta do Curso caracteriza-se como prerrogativa convergente ao modelo de organização da rede de atenção à saúde do estado da Paraíba. A Estratégia Saúde da Família configura-se como política prioritária, perfazendo uma cobertura populacional de 94,82%. O município de João Pessoa, capital do estado, conta na rede básica de saúde, com 182 equipes de saúde da família, com cobertura de 84% da população.

OBJETIVOS DO CURSO

I – Promover a qualificação de recursos humanos na área de Saúde da Família para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;

II – Articular elementos da gestão, tecnologia e inovação do cuidado em saúde, e investigação para o aprimoramento da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde, com ênfase na atenção primária;

III – Qualificar profissionais de saúde para o uso de instrumentos/ferramentas e tecnologias que norteiam o processo de cuidar do ser humano, sadio ou doente, no âmbito individual ou coletivo;

IV- Formar lideranças para exercer atividades de investigação e de ensino em serviço;

V- Promover a incorporação da ciência e tecnologia para a ação transformadora da prática saúde;

V- Capacitar os profissionais de saúde no desempenho de ações basais para a saúde da família; organização do serviço (planejamento e gestão), articulação de trabalho em equipe e de avaliação de resultados da atenção à família e do serviço de saúde.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

I- Ser capaz de contribuir para a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), participando do planejamento e implementação de políticas e modelos de atenção à saúde;

II- Atuar na estratégia saúde da família na perspectiva da integralidade e humanização do cuidado;

III-Utilizar métodos científicos para elaboração de projeto de investigação ou intervenção, de forma a viabilizar respostas a problemas concretos da prática profissional;

IV- Produzir e utilizar tecnologias inovadoras para a produção do cuidado às famílias e comunidade;

V- Produzir e utilizar informações para aprimoramento da gestão em saúde;

VI- Realizar a atenção e a gestão do cuidado do indivíduo, família e comunidade;

VII- Realizar ações de planejamento e avaliação na atenção primária em saúde.

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

CRÉDITOS

Disciplinas – 20 créditos

Dissertação – 24 créditos

Equivalência hora/aula – 15

Período – de 18 a 24 meses.

DISCIPLINAS

Atenção integral à saúde da família – 3 créditos

Gerenciamento e metodologias de avaliação em saúde – 3 créditos

Gestão do cuidado à saúde da família – 3 créditos

Metodologia para projetos – 3 créditos

Processo de cuidar em saúde – 3 créditos

Projetos de inovação tecnológica assistencial – 6 créditos

Seminários de acompanhamento I – 2 créditos

Seminários de acompanhamento II – 2 créditos

Tecnologia do cuidar: informação e comunicação em saúde – 3 créditos

Tópicos de pesquisa – 2 créditos

Tópicos temáticos – 2 créditos

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO CURSO

Gestão e Tecnologias do Cuidado em Saúde da Família

LINHAS DE PESQUISA

  1. Atenção e gestão do cuidado em saúde
  2. Saberes, práticas e tecnologias do cuidado em saúde

PROJETOS DE PESQUISA

LINHA 1 – ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE

  1. A organização do trabalho e do cuidado em saúde da família

Descrição: Abrange a intersubjetividade das relações organizacionais que permeiam os serviços de saúde, o indivíduo, a família, assim como o pensar e fazer saúde. Reconstrói espaços dialógicos de produção de cuidado no ambiente assistencial.

Líder: Daiane Medeiros da Silva

Docentes integrantes: Vilma Felipe Costa de Melo; Yana Balduíno de Araújo

  1. Envelhecimento bem-sucedido: avaliação das condições de saúde de idosos

Descrição: Aborda as distintas concepções sobre o envelhecimento bem sucedido, com ênfase nos múltiplos fatores individuais, sociais e ambientais, determinantes e modificadores da saúde. Enfatiza-se a percepção pessoal e familiar das possibilidades de adaptação às mudanças advindas do envelhecimento e condições associadas.

Líder: Kay Francis Leal Vieira

Docentes integrantes: Maria do Socorro Vieira Pereira

  1. Saúde, sexualidade, gênero: tecnologia da comunicação

Descrição: Estuda o manejo de políticas/programas de condições crônicas, com vistas a maior efetividade junto aos sistemas (organização, instituição ou unidade de saúde) na qual o cuidado é prestado. Avaliação da capacidade institucional (recursos físicos e humanos) na atenção e cuidado às condições crônicas e oferece suporte às decisões.

Líder: Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro

Docentes integrantes: Daiane Medeiros da Silva; Kay Francis Leal Vieira;

Marcos Alexandre Franca; Vagna Cristina Leite da Silva Pereira; Yana Balduíno de Araújo

LINHA 2 – SABERES, PRÁTICAS E TECNOLOGIAS DO CUIDADO EM SAÚDE

  1. Avaliação da capacidade institucional para a atenção às condições crônicas transmissíveis e não transmissíveis.

Descrição: Aborda a diferença e a diversidade da sexualidade e de gênero como inerente à vida humana. O cuidado integral perpassa pelo modo como os profissionais de saúde apresentam, representam e reapresentam o mundo no invólucro de suas intenções de relacionamento com suas próprias realidades e a partir dos usos que fazem de seus objetos (suas criações).

Líder: Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro

Docentes integrantes: Smalyanna Sgren da Costa Andrade

  1. Qualidade de vida e práticas complementares: promovendo a saúde no curso da vida

Descrição: Abrange a qualidade de vida como a satisfação das necessidades mais elementares da vida humana. Por sua vez, as práticas complementares atendem ao princípio da universalização do atendimento, do cuidado humanizado e integral em saúde, como nova alternativa para a manutenção, promoção e recuperação da saúde.

Líder: Vagna Cristina Leite da Silva Pereira

Docentes integrantes: Ana Carolina Dantas Rocha Cerqueira; Ana Karina Holanda Leite Maia; Gabriel Rodrigues Neto; Maria do Socorro Vieira Pereira; Yana Balduíno de Araújo.

 

CORPO DOCENTE PERMANENTE

  • Profª. Dra. Ana Carolina Dantas Cerqueira

E-mail: aninhacdr@hotmail.com

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Currículo

 

–     Profª. Dra. Ana Karina Holanda Leite Maia

E-mail: anakarinamaia@hotmail.com

Link do lattes:

Currículo

 

  • Profª. Dra. Daiane Medeiros da Silva

E-mail: daianemedeiros19@hotmail.com

Link do lattes:

Currículo

 

  • Profª. Dra. Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro

E-mail: deborasgt@hotmail.com

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Currículo

 

  • Dr. Gabriel Rodrigues Neto

E-mail: gabrielrodrigues_1988@hotmail.com

Link do lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4291678Y0

 

  • Profª. Dra. Kay Francis Leal Vieira

E-mail: kayvieira@yahoo.com.br

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Currículo

 

  • Dr. Marcos Alexandre Franca

E-mail: franca.otorrino@gmail.com

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Currículo

 

  • Profª. Dra. Maria do Socorro Vieira Pereira

E-mail: vieirapereira@uol.com.br

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Currículo

 

  • Profª. Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade

E-mail: smalyanna@hotmail.com

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Currículo

 

  • Profª. Dra. Vagna Cristina Leite da Silva Pereira

E-mail: vckrika@hotmail.com

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Currículo

 

  • Profª. Dra. Vilma Felipe Costa de Melo

E-mail: vilmelopsi@yahoo.com.br

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Currículo

 

  • Profª. Dra. Yana Balduíno de Araújo

E-mail: yanabalduino@gmail.com

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Currículo

 

  • VICE-COORDENAÇÃO 

 Profa. Dra. Vagna Cristina Leite da Silva Pereira


DIAS E HORÁRIO DAS AULAS

As aulas ocorrem semanalmente às quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22 horas.

LOCAL

Av. Frei Galvão, 12

Bairro Gramame – João Pessoa/Paraíba

CEP 58067-695 Fone/Fax : (83) 2106-4777

Atualizada dia 29 de agosto de 2016.

INSCRIÇÃO

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