Faculdade Nova Esperança - brand

Graduação em Medicina Veterinária

Conceito ⭐4⭐ na classificação do MEC – Duração: 10 semestres

O curso de graduação de Bacharelado em Medicina Veterinária  (portaria nº 606/2017) em consonância com a Missão da FACENE tem por objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados técnica e cientificamente para intervirem nas suas áreas de competência, sedimentados nos princípios éticos e voltados às necessidades da comunidade bem como as atividades inerentes associadas com o respeito ao bem estar dos animais;  a sustentabilidade ambiental, a observância a ética e atendimento as expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

COORDENADOR(A) DO CURSO

O coordenador do curso de Medicina Veterinária é o professor Atticcus Tanikawa, graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), Doutor  Universidade Federal de Campina Grande (2018). Possui aperfeiçoamentos em Clínica Médica de Pequenos Animais além de contar com uma boa experiência na atuação Clínica Médica de cães e gatos e mais de 04 anos na gestão acadêmica.

 

Prof. Atticcus Tanikawa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0938888813811020

Telefone: (83) 2106-4787

E-mail: atcsvet@facene.com.br

MERCADO DE TRABALHO

Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte e de grande porte.
Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.

Centros de pesquisa.
Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.

 Indústria de produtos para animais.

Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.

 Indústria de produtos de origem animal.

Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.

Manejo e conservação de espécies.
Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.

Perícia técnica

Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.

 Produção e sanidade animal

Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.

Saúde pública veterinária

Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.

Tecnologia de produção animal
Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação.

 Tecnologia de reprodução animal

Desempenhar o ensino, a direção, o controle e a orientação dos serviços de inseminação artificial e reprodução assistida.

Ensino superior

Atuar na regência de cadeiras ou disciplinas especificamente médico-veterinárias, bem como a direção das respectivas seções e laboratórios; direção e a fiscalização do ensino da medicina veterinária, bem como do ensino agrícola médio, nos estabelecimentos em que a natureza dos trabalhos tenha por objetivo exclusivo a indústria animal.

DIFERENCIAIS NO CURSO

O curso é formado por um corpo docente composto 100% de mestres, doutores e pós doutores com larga experiência profissional. Um dos grandes destaques do curso é a infraestrutura com a Fazenda Escola contendo os setores de caprinocultura, bovinocultura e suinocultura inseridas no próprio campus, proporcionando uma interação maior do aluno com as atividades práticas especialmente usando os animais da própria Faculdade. Contém uma infraestrutura de laboratórios especializados inclusive um laboratório de Anatomia Animal com 100% das peças cadavéricas reais de diferentes espécies de animais domésticos (cães, gatos, caprinos, ovinos, bovinos, equinos e suínos) oportunizando o conhecimento realístico das estruturas anatômicas. Contamos como um Centro de Habilidades Práticas com equipamentos novos e funcionais principalmente com um Bloco Cirúrgico e um Centro de Práticas Veterinárias de Cães e Gatos que permitem aos alunos práticas de cunho profissionalizantes, que é o anseio de todo estudante ingressante.

No que se refere a iniciação científica, a FACENE incentiva e fortalece a relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmicas – NUPEA, estimulando a prática de realização de trabalhos científicos desde o 1º semestre, facilitando sua publicação, já que a Instituição dispõe de sua própria Revista Científica – a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança – de seu Comitê de Ética em Pesquisa – CEP; e de seu Comitê de Ética na Utilização de Animais – CEUA. A matriz curricular proposta para o curso, possibilita ao aluno privilegiar áreas de maior interesse, por meio das disciplinas optativas oferecidas, flexibilizando assim, o currículo do profissional.

INFRAESTRUTURA

A Fazenda Escola da FACENE oportuniza os discente e aos docentes a realização de aulas práticas relacionadas a diversos tipos de pastagem, aulas sobre nutrição animal com os diversos animais da propriedade (aves, suínos, caprinos, ovinos e equinos). Contém ainda laboratórios especializados da Medicina Veterinárias, tais como: Laboratório de Anatomia Animal, Bioquímica Animal, Histologia Animal Parasitologia Animal, Laboratório de Microbiologia, Centro de Habilidades Práticas para realização e treinamento de cirurgias e anestesiologia além de um Centro de Práticas Veterinárias para atendimento de Cães e Gatos.

ATOS REGULATÓRIOS

Portaria nº 606, de 16 de junho de 2017 – Arquivo

ENCARGOS REFERENTES ÀS TAXAS E MENSALIDADES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO SEMESTRES DE 2021

R$ 3.153,00 (Três mil cento e cinquenta e três reais).

FORMAS DE REAJUSTE DOS ENCARGOS FINANCEIROS

  • Planilha de custos para ajustamento de valores;
  • Índice inflacionário;
  • Investimentos-reagente anual.

DOCUMENTOS

Ingresso: Acesse aqui e realize sua prova on-line.