Faculdade Nova Esperança - brand

4º ano Curso Avançado de Anatomia Otológica e Neuro-otológica acontece na Famene

A Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) sedia a partir de hoje (25) até sábado (27), a 4ª edição do Curso Avançado de Anatomia Otológica e Neuro-otológica promovido pela Fundação Otorrinolaringologia (FORL).

O evento conta com a participação dos maiores nomes da otologia no país, além da presença de convidados internacionais.

A coordenação do Curso está sob a responsabilidade dos médicos Ricardo Bento e Rubens Brito, da Universidade de São Paulo (USP), bem como do doutor Marcos Franca (PB). Os convidados internacionais são os doutores Jacques Magnan (França) e Giovani Danesi (Itália).

O Curso é realizado em cabeças inteiras de cadáveres, o que permite aos participantes uma melhor compreensão da anatomia do osso temporal e das regiões adjacentes da base lateral do crânio.

No decorrer dos estudos serão revisadas técnicas de mastoidectomias (cavidade aberta e fechada) com detalhamento cirúrgico completo, como reconstrução da cadeia ossicular e meatoplastias. Além disso, são realizados procedimentos cirúrgicos clássicos como técnica cirúrgica para Implante Coclear, cirurgia do nervo facial (descompressão, anastomose e transposição) e acessos ao meato acústico interno e fossa posterior (Translabiríntico e Fossa Média), bem como ao forame jugular (Acesso Infratemporal).

Nesta 4ª edição do evento, 12 acadêmicos de medicina da Famene participam da parte teórica do Curso. Um deles é o estudante Luiz Felipe, do terceiro período da Instituição. “Estar participando de um estudo como esse enriquece ainda mais os nossos conhecimentos anatômicos”, declarou o estudante. Ao final das atividades, todos os acadêmicos irão receber um certificado de participação com 20 horas/aula.

Para realização de um Curso com esta dimensão, a FORL procurou na região uma instituição que provesse toda estrutura necessária de apoio ao evento, e encontrou na Famene, em especial no seu Centro de Habilidades Clínico-Cirúrgicas, as instalações ideais com os melhores materiais e equipamentos.

Mais informações sobre o Curso Avançado de Anatomia Otológica e Neuro-Otologica podem ser encontradas através do endereço eletrônico: http://www.forl.org.br