Faculdade Nova Esperança - brand

Alunos da Famene participam de Congresso Europeu de Neurocirurgia Pediátrica

Entre os dias entre 01 e 05 de Maio, foi realizado na cidade de Amsterdã, Holanda, a vigésima terceira edição do Congresso Europeu de Neurocirurgia Pediátrica – 23º ESPN – European Society Pediatric Neurosurgery. Evento que reuniu nomes importantes da neurocirurgia, tanto do cenário nacional como do internacional.

O Brasil contou com a segunda maior delegação científica, com 27 inscritos, ficando atrás somente dos anfitriões holandeses. Na ocasião, a Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene) foi muito bem representada pelos acadêmicos Arlindo Ugulino Netto e Luiz Gustavo C. Barros Correia.

Além da segunda maior delegação de número de inscritos, o Brasil contou ainda com o segundo maior número de trabalhos científicos. Os alunos, orientados pelo Prof. Dr. Christian Diniz Ferreira, foram responsáveis por ministrar a apresentação de trabalhos desenvolvidos no próprio Laboratório de Cirurgias Experimentais da Famene, além de apoiar a apresentação de casos de cifoescoliose como consequência tardia da mielomeningocele acompanhados pelo Centro de Neurocirurgia Infantil da Paraíba (CENIP), do Hospital Arlinda Marques.

Dois desses trabalhos relatam os detalhes do I Curso de Neuroendoscopia da Sociedade Latinoamericana de Neurocirurgia Pediátrica, realizado nesse mesmo laboratório, em Dezembro de 2011, evento também apoiado pela Famene e que teve os mesmos alunos como monitores. Na oportunidade, peças cadavéricas humanas reais foram utilizadas como modelo experimental de neuroendoscopia e de neuronavegação, o que configurou uma iniciativa pioneira no mundo. A preparação de tais peças contou com a contribuição de Marcelo Aderval, técnico de dissecação cadavérica e parceiro dos alunos na realização de trabalhos científicos.

“Neurocirurgiões de todo o mundo tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do nosso trabalho e de nossa metodologia diferenciada de preparação das peças. Ficou evidente o interesse e a curiosidade por parte dos pesquisadores ao término da apresentação do trabalho, quando uma boa parte deles veio a nós com dúvidas e críticas construtivas levantadas a partir do nosso tema”, ressaltou Arlindo Netto. “Tenho certeza que o Brasil mostrou seu valor científico nesse Congresso; bem como a Paraíba, que entrou definitivamente no roteiro da neuroendoscopia mundial. A Famene teve uma participação direta para isso, contribuindo com seus laboratórios magníficos, com seu acervo de peças anatômicas e com o apoio que tornou possível essa jornada científica”, afirmou Luiz Gustavo.

A Famene acredita que uma instituição de ensino em saúde deve contribuir com o desenvolvimento da literatura científica de qualquer maneira que for válida. Para isso, a Faculdade de Medicina Nova Esperança não poupa esforços para fornecer subsídios necessários para que o seu corpo discente esteja diretamente relacionado com essa causa, estimulando os alunos ao desenvolvimento de trabalhos científicos e contribuindo com a evolução da medicina e das técnicas terapêuticas.

Trabalhos expostos e com participação dos alunos da Famene:

USE OF HUMAN CADAVERIC SPECIMENS IN THE NEUROENDOSCOPY COURSE IN BRAZIL
MORPHOLOGICAL STUDY OF THE VENTRICULAR SYSTEM IN HUMAN BRAIN CADAVER USING NEUROENDOSCOPY
KYPHOSCOLIOSIS AS LATE CONSEQUENCE OF MYELOMENINGOCELE – FOUR CASES REPORT

Serviço:
Link do evento: http://www.erasmus.gr/en/congresses/athens/2012/espncongress/welcome/