Faculdade Nova Esperança - brand

I Fórum de Imunodeficiência Nordeste

A Ouvidora das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE) Profª. Marlene Ramalho Rosas de Freitas Oliveira participou como representante dos gestores das IES nos dias 21 e 22 de setembro, do I Fórum de Imunodeficiência Nordeste. O encontro, realizado no auditório Sérgio Bernardes, do Tropical Hotel Tambaú, teve como temática “Quando uma infecção deixa de ser apenas uma infecção”.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba em parceria com a Associação Brasileira de Imunodeficiência (ABrI), JM, BRACID e Complexo Hospitalar Clementino Fraga. A programação teve início na manhã do dia 21 com a inauguração do Centro de Imunologia do Hospital Clementino Fraga. No mesmo dia, no turno da noite, foi aberto oficialmente o I Fórum de Imunodeficiência Nordeste com a presença do Secretario de Saúde do Estado da Paraíba, Dr. Waldson Dias de Souza. Logo em seguida, houve uma palestra da presidente da ABrI, Tatiana Lawrence.

No dia seguinte (22), nos períodos da manhã e tarde, a programação contou com palestras e mesas-redondas foram realizadas com a participação do seguintes convidados: Carolina Cardoso de Mello Prando (médica – Coordenadora do ambulatório de imunodeficiências primarias do HPP – Curitiba); Tatiana Lawrence (presidente da ABrI – Associação Brasileira de Imunodeficiência); Antônio Carlos Pastorino (Médico – Assistente da Unidade de Alergia e Imunologia Pediátrica do HC-FMUSP); Hermila Tavares Vilar Guedes (Professora – Médica responsável pelo Ambulatório de Alergia e Imunologia da UFBA); Maria Isabel de Morais Pinto (Professora de Pediatria e chefe do Laboratório de Pesquisas de Infectologia Pediátrica da UNIFESP); Mirthes Toledo Barros (Médica Supervisora do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do HC-FMUSP); Dewton de Moraes Vasconcelos (Pesquisador – responsável pelo Ambulatório de Manfestações Dermatológicas do HC-FMUSP); Valéria Soraya de Farias Sales (Professora da UFRN); e Magda Carneiro Sampaio (Professora de Pediatria e Presidente do Conselho Diretor do Instituto da criança).