Faculdade Nova Esperança - brand

Projetos de extensão da FACENE/FAMENE beneficiam presidiárias do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão

As Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE), contam com a realização de vários projetos de pesquisa e extensão, dentre eles podemos citar dois que têm como público alvo as presidiárias do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, conhecido popularmente como Presídio Bom Pastor, são eles DISCUTINDO SOBRE DOENÇAS EM BUSCA DA LIBERTAÇÃO DA SAÚDE, coordenado pela docente Mestranda Danielle Aurília Ferreira Macêdo Maximino (FACENE) e EDUCAÇÃO PARA SAÚDE NO PRESÍDIO: refletindo e desconstruindo a percepção sobre o contágio, coordenado pelo docente Dr. Francisco Ramos de Brito (FAMENE).

No último dia 16, os referidos projetos se uniram para realizar a Confraternização Natalina das detentas, que tiveram uma manhã bem diferente.

Foi uma grande festa, com apresentação do Coral formado pelas próprias apenadas, peça teatral, sorteio de brindes, cestas básicas e um banquete especial.

A iniciativa denominada ARTE PARA VIDA desenvolvida pela FAMENE buscando promover educação e saúde junto à população dessa casa de custódia, na oportunidade, encenou a peça teatral “SAI DESTA NÓIA BICHO” escrita, montada e dirigida pela professora da FAMENE especialista Drª. Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão, com a interpretação das talentosas detentas do aludido presídio.

Este trabalho é considerado de alta relevância para as Faculdades já que envolve responsabilidade social, educação e prevenção em saúde junto a um grupo de pessoas que merece atenção com vistas à futura reintegração social, além de despertar em nossos alunos (enfermagem e medicina) e futuros profissionais à sensibilização pelas problemáticas que são diversas.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Juiz das Execuções Penais que permite que nossos discentes e docentes adentrem no presídio bem como a Drª  Cinthia Almeida que sempre os recebe com muito carinho.