Faculdade Nova Esperança - brand

Recife recebe 13º Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários

A Profª Marlene Ramalho Rosas de Freitas Oliveira, Ouvidora da FACENE/FAMENE, participou do XIII Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU realizado nos dias 13, 14 e 15 deste mês, na cidade de Recife-PE. O encontro foi presidido pelo Profº Alan Santos de Oliveira, Ouvidor do Centro Universitário de Patos de Minas, e uma valiosa equipe coordenada por Maria do Rosário Lapenda. Durante os três dias várias palestras foram apresentadas com os seguintes temas:

Ouvidoria como ferramenta de gestão – Mário Nelson Júnior (ODM);

Ouvidorias e Assédio Moral – Carla Júlia (ABO-PE);
Mediação de Conflitos em Ouvidorias – Adriana Eugência (Unicamp-SP);
O contexto da EBSERH no Sistema de Saúde Brasileiro – Josué Fermon (EBSERH/MEC);
O Fórum de Ouvidores das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco: relatos de uma experiência regional – Ivan Vieira de Melo(UFPE).

E ainda, grupos de reflexão e discussão (por área temática), elaboração e apresentação de relatórios por oficina e finalmente a confecção da Carta de Recife, por todos os participantes do Encontro com Apresentação e Aprovação de Moções.
Na oportunidade foram homenageados o Profº Dr. Rubens Pinto Lyra, primeiro Ouvidor da UFPB e fundador da ABO – Associação Brasileira de Ouvidores e do FNOU, e a Profª Carmen Calado, ex-Ouvidora da UFRN e ex-presidente da FNOU, entre outros.
Para recepcionar os participantes um momento cultural foi organizado com apresentações folclóricas com grupos de danças de maracatu e frevo.
A Ouvidora da FACENE/FAMENE representou as Faculdades Nova Esperança e faz um avaliação bastante positiva de sua atuação no evento ressaltando que os conteúdos e discussões irão contribuir para o aprimoramento de sua função nas IES, assim como elogia a diretoria do FNOU pela organização e desenvoltura do Evento. Os participantes foram convidados para o XIV FNOU a ser realizado em 2014, na cidade de Florianópolis-SC.